terça-feira, 4 de junho de 2013
segunda-feira, 13 de maio de 2013
terça-feira, 30 de abril de 2013
CARTAS PARA AS MAMÃES DO 2º ANO
Os alunos do 2º ano 1 e 2 visitaram o Correio, vejam as fotos abaixo:
Os alunos aproveitaram a ocasião e postaram as lindas cartas que escreveram para suas Mães. O motivo destas, é homenageá-las em função do Dia das Mães.
Segue a Carta do aluno Isael dos Santos para a Mamãe Salete dos Santos:
quarta-feira, 24 de abril de 2013
REPÓRTER POR UM DIA
Tudo começou com o texto “ BISAVOZINHA” de Pedro Bandeira:
Minha avozinha,
tão franzidinha,
quem te secou?
Foi o vento, meu netinho,
foi o vento que ventou.
E o seu cabelinho,
assim tão branquinho,
quem branqueou?
Foi a vida, meu netinho,
foi a vida que durou.
E as suas mãos, bisazinha,
tão arqueadas,
quem enrugou?
O trabalho, meu netinho,
o trabalho que ocupou.
E a sua vidinha,
tão
compridinha,
quem foi que levou?
Foi o tempo, meu netinho,
foi o tempo que passou.
*********************
Como o texto é em forma de perguntas(diálogo), resolvemos entrevistar alguns dos membros do Grupo de Idosos…
Perguntas:
1- Qual o nome do Clube de Idosos?
2- Quem é o Presidente do Clube de Idosos?
3- O que vocês gostam de fazer aqui no Clube de Idosos?
4- Como eram as brincadeiras na sua infância?
5- Como se divertiam na juventude?
6- O senhor(a) estudou? como era?
7- O que gostaria de ter feito e que ainda não pode fazer?
8- Qual o conselho que você daria para as crianças de hoje?
PARA SABER COMO FOI O DIA DOS ALUNOS DO 2º ANO EM “REPÓRTER POR UM DIA”, NA ENTREVISTA COM IDOSOS DO NOSSO BAIRRO, veja no link abaixo, vocês poderão ouvir parte das entrevistas pois em sala de aula, os alunos ouviram e fizeram os registros das respostas no caderno:
OUÇA AS ENTREVISTAS
Os alunos também construíram a sua própria linha do tempo, vejamos uma amostra:
TAMBÉM TRABALHARAM A CANTIGA
“ QUANDO EU ERA…”
NAS ILUSTRAÇÕES ABAIXO, OS ALUNOS DO 2º ANO DEMONSTRAM SEUS SENTIMENTOS. O TRABALHO FOI REALIZADO A PARTIR DO LIVRO “ A COLCHA DE RETALHOS” O QUAL FALA DE SAUDADE. ASSIM, SURGIU A COLCHA DE RETALHOS COM O TÍTULO “SINTO SAUDADES…”
VALEU A CRIATIVIDADE DOS NOSSOS ALUNINHOS… TALVEZ VOCÊS POSSAM CURTIR ISSO, POSTANDO AQUI “ QUAIS SÃO AS SUAS SAUDADES”… FIQUE À VONTADE.
segunda-feira, 15 de abril de 2013
MARIPOSITA
MARIPOSITA – CANCIÓN - 4º AÑO 1
MARIPOSITA
ESTÁ EN LA COCINA
HACIENDO CHOCOLATE
PARA LA MADRINA
POTI, POTI,
PIERNA DE PALO
OJO DE VIDRIO, Y
NARIZ DE GUACAMAYO
YO,YO ...
ENAMORANDO LA MARIPOSA -
Cláudia Villela de Andrade
Poesia sugerida pela prof. Maritânia de Literatura y
la traducción hecha pela maestra Edimara y por el 4º
año I.
MARIPOSA QUE MIRA EL CIELO,
ESPACIO DE MIEL
EN POTES DE AZÚCAR,
BATE LA ALA
ENTRE LA LLUVIA Y EL PAISAJE,
BATE LA PIERNA
ENTRE EL AGUA Y EL JARDIN.
VIENTO CAE
TAN LINDA NINÃ,
AZULADA EN MI PISCINA.
DE AMOR CONQUISTAR
EN TAN BELLO DESTINO,
EL CAPULLO
¡MARIPOSA – NIÑO!
LAS MARIPOSAS -
( VINICÍUS DE MORAES)
Traducción hecha por el:
4 AÑO I – y la maestra Edimara
BLANCAS
AZULES
AMARILLAS
Y NEGRAS
JUEGAN
EN LA LUZ
LAS BELLAS
MARIPOSAS
MARIPOSAS BLANCAS
SON ALEGRES Y FRANCAS
MARIPOSAS AZULES
LES GUSTAN DE MUCHA LUZ.
LAS AMARILLAS
¡SON TAN HERMOSITAS!
Y LAS NEGRAS, ENTONCES
¡OH, QUÉ OSCURIDAD!
segunda-feira, 8 de abril de 2013
RELEMBRANDO A PÁSCOA
QUE ESTA PÁSCOA
SIRVA PARA QUE EM NOSSA VIDA
RENASÇA:
MAIS AMOR;
MAIS DOAÇÃO;
MAIS ALEGRIAS; MAIS AMIZADES;
SÓ ASSIM,
VOCÊ
PODERÁ CONSTRUIR UM CAMINHO
DE MAIS
LUZ...
EBMJTM/2013
CONFECÇÃO DO BOLO DE CENOURA
OS ALUNOS PREPARARAM, AUXILIADOS PELA DIRE REJANE, UM BOLO DE CENOURA MUITO GOSTOSO.
A RECEITA É A SEGUINTE:
BOLO DE CENOURA
INGREDIENTES
3 CENOURAS MÉDIAS RASPADAS E PICADAS
3 OVOS
1 XÍCARA DE ÓLEO
2 XÍCARAS DE ACÚCAR
3 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO
1 PITADA DE SAL
1 COLHER (SOPA) DE FERMENTO EM PÓ
MODO DE FAZER:
PRIMEIRO BATA NO LIQUIDIFICADOR OS QUATRO PRIMEIROS INGREDIENTES.
NUMA TIGELA MISTURE A FARINHA DE TRIGO, O SAL E O FERMENTO EM PÓ. AOS POUCOS MISTURE A MASSA BATIDA DO LIQUIDIFICADOR COM OS INGREDIENTES DA TIGELA. MEXA BEM COM A COLHER.
UNTE UMA FORMA E ENFARINHE BEM. DESPEJE A MASSA E COLOQUE PARA ASSAR EM FORNO MÉDIO PRÉ-AQUECIDO POR 40 MINUTOS. TIRE DO FORNO, ESPERE ESFRIAR E DESENFORME.
OBS: COBERTURA A SEU GOSTO.
OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS TIVERAM A VISITA DO COELHINHO DA PÁSCOA…
TAMBÉM FORAM A CAÇA DOS OVOS DE PÁSCOA…
sexta-feira, 5 de abril de 2013
BORBOLETA DO MANACA
E O PROCESSO DA METAMORFOSE CONTINUA…
BORBOLETA DO MANACA
Na conversa com os alunos do 4º ano 2, o colega Tainã relatou que em sua casa tinha uma arvorezinha cheia de lagartas pretas com listras laranjas.
A professora Joise, muito curiosa e empolgada com a história da metamorfose, foi até a casa dele coletar algumas lagartas. Isso aconteceu no dia 05 de março de 2013.
No dia seguinte os alunos muito curiosos, observaram os movimentos das quatro lagartas.
Na tarde do dia 07 de março, os alunos do 4º ano foram ansiosos observar o borboletário e viram formigas tomando conta do local, matando e comendo todas as lagartas do manacá. No mesmo dia Tainã e Vinícius foram novamente buscar mais quatro lagartas para iniciarmos novamente nossas observações.
Como isso, já havia acontecido, alguns alunos pesquisaram na internet maneiras naturais de combater as formigas. Heitor disse que poderíamos espantar com sal, já Ronald falou que limão e cravo também ajudariam a espantar esses indesejáveis insetos.
No dia 12 de março, uma dessas lagartas fixou-se na parte superior do vidro. Quando chegamos na escola no dia 13 observamos a formação de um casulo amarelo. Já no dia 14, outras duas lagartas e passaram para a fase de casulo entre os dias 16 e 18.
Então, no dia 25 de março percebemos que o primeiro casulo estava preto e na mesma tarde, eis que nasce Manalica, a borboleta do manacá. Esse nome foi dado pelo 4º ano 1, que na manhã do dia seguinte a libertaram, devolvendo essa linda borboleta para a mãe natureza e lá cumprir sua missão, que é, ajudar na polinização das plantas e acasalar para dar continuidade a espécie.
Os outros dois casulos continuaram a ser observados. Notou-se que no dia 28 de março os outros dois casulos começaram a mudar de cor.
AGORA, DE FORMA ESPECIAL E COM O OLHAR POÉTICO DO 4º ANO 1
A BORBOLETA MANALICA - ALUNA: MORGANA SCHMIDT SCAPINI
É MUITO BONITA
A BORBOLETA MANALICA
SAIU DESTA CIDADE
EM BUSCA DA FELICIDADE
FOI FAZER SUA MISSÃO
CAUSANDO MUITA ADMIRAÇÃO E
DEIXANDO MUITA ESPERANÇA
NO CORAÇÃO DA CRIANÇA
QUE IRÁ GUARDAR NA LEMBRANÇA
COM UMA GRANDE CONFIANÇA
LEMBRO-ME EMOCIONADA
DAQUELA QUE COM SUA BELEZA
SAIU PARA ENFEITAR A NATUREZA
DEIXANDO A TURMA EM TRISTEZA.
A BORBOLETA - ALUNA: MARIA EDUARDA BULGARELLI GUERRA
O NOME DELA É MANALICA,
POR SINAL MUITO BONITA
ELA TEM UMA MISSÃO
E UM GRANDE CORAÇÃO.
SABE O QUE ELA TRAZ?
SEMPRE MUITA PAZ,
COM ELA NÃO TEM TRISTEZA
POR CAUSA DA SUA BELEZA.
REPRESENTA EMOÇÃO,
E MUITA ADMIRAÇÃO,
QUANDO SOLTAMOS PELA CIDADE,
SENTIMOS MUITA SAUDADE.
ALÉM DISSO ALEGRIA,
E MUITA NOSTALGIA,
ELA DEIXOU LEMBRANÇAS
DO NOSSO TEMPO DE CRIANÇA.
FIQUEI EMOCIONADA,
POIS É DELICADA,
LEVA COM ELA CARINHO
E MUITO BEIJINHO.
MANALICA – MAITÊ ÂNGELA DA SILVA
SENTI MUITA EMOÇÃO
EUM APERTO DO CORAÇÃO
MESMO ESTANDO CHATEADA,
FIQUEI ENCANTADA
COM TUAS CORES BORBOLETA
AMARELA E PRETA.
QUERO TE VER VOAR
E UM NOVO CASULO FORMAR
MANALICA VOCÊ É ...
TAO BONITA!